10/06/2011

A BLASFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO

(Mt 12.31,32).“Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoarão aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”.O que é Blasfêmia contra o Espírito Santo.

A blasfêmia contra o Espírito Santo é a rejeição contínua e deliberada do testemunho que o Espírito Santo dá de Cristo, e de sua palavra e de sua obra de convencer o homem do pecado (cf. Jo 16.7-11). Aquele que rejeita a voz do Espírito e se opõe a ela afasta de si mesmo o único recurso que pode leva-lo ao perdão – o Espírito Santo.

Os passos que levam a blasfêmia conta o Espírito Santo:
(1) entristecer o Espírito Santo. Se isto for contínuo, lavará a resistência ao Espírito (Ef 4.30). “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”.
(2) Resistir ao Espírito leva ao apagamento do Espírito dentro da pessoa (1 Ts 5.19). “Não extingais o Espírito”.
(3) apagar o Espírito leva o endurecimento do coração (Hb 3.8-13).(4) O endurecimento do coração leva a uma mente réproba e depravada, aponto de chamar o bem de mal e o mal de bem (Rm 1.28). "E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém”; (Is 5.20).“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que faz da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo.

Quando o endurecimento do coração atinge certa intensidade que somente Deus conhece, o Espírito já não contenderá para levar aquela pessoa ao arrependimento (cf. Gn 6.3)”. Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem...”. (ver Dt 29.18-21).

Quanto àqueles que se preocupam pensado que já cometeram esse pecado imperdoável, a sua disposição de se arrependerem e querer o perdão, e evidência de que não cometeram o tal pecado.

Conforme a popularidade de Jesus crescia, seus inimigos procuravam, desesperadamente, meios para explicar seus maravilhosos poderes. Finalmente, decidiram alegar que ele expulsava demônios pelo poder do próprio Satanás (Mateus 12:22-32; Marcos 3:22-30; Lucas 11:14-23). Jesus respondeu com três argumentos e uma advertência.

Seus argumentos foram os seguintes:

(1) Satanás não atacaria a si mesmo, pois ninguém luta contra si mesmo.
(2) Se eu expulso demônios por Satanás, como seus filhos os expelem?
(3) Para roubar a casa de um homem forte, tem-se primeiro que amarrá-lo. Expulsando demônios, estou amarrando Satanás, de modo que eu possa cumprir minha missão de resgatar àqueles que Satanás mantém cativos.

Sua advertência foi:” Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos. Filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno."(Marcos 3:28-30). O que é este pecado imperdoável? Muitos trechos ensinam que é possível ir tão longe de Deus que não se pode retornar. Paulo adverte sobre consciências insensíveis (1 Timóteo 4:2). Hebreus falam de corações endurecidos (capítulo 3) e daqueles que não podem ser trazidos de volta ao arrependimento (capítulo 6). João fala daqueles cujos pecados levam à morte, uma vez que eles se recusam a se arrependerem e a confessá-los (1 João 5:16-17). O próprio Jesus fala do solo que foi pisoteado e compactado ao ponto em que nenhuma semente pode germinar (Lucas 8:5). Cada passo que damos afastando-nos de Deus aproxima-nos do ponto sem retorno. Podemos perder o poder moral para mudar e voltar ao Senhor.O problema, naturalmente, não está na vontade de Deus de perdoar o pecador (Lucas 15; 2 Pedro 3:9). Deus alegremente aceita e perdoa a todos que se arrependem. O problema está em que alguns rejeitam cada tentativa de Deus para motivar o arrependimento. Depois que Jesus deixou a terra, O Espírito Santo veio para revelar a mensagem final da salvação. Para aqueles que a recusam e se voltam contra o Espírito Santo, Deus não tem nenhum outro plano. Não há outro sacrifício pelo pecado (Hebreus 10:26-31). Aqueles cujo estado endurecido faz com que recusem o rogo final de Deus, nunca serão perdoados. Esta é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Queira Deus conceder-nos corações tenros para prontamente responder à sua palavra.

Quando os acusadores de Jesus o acusaram de expelir demônios pelo diabo, mostraram uma profunda dureza de coração. Assim como o homem falou e viu, assim os inimigos viram o Espírito expelir demônios e falaram contra ele. Estavam tão empedernidos contra a verdade que podiam realmente testemunhar os maravilhosos milagres e santidade de Jesus e, ainda assim, acusá-lo, sem hesitar, de estar aliado ao diabo. Eles estavam extremamente cegos e corrompidos. Enquanto outras blasfêmias podiam ser perdoadas, a blasfêmia deles contra Jesus demonstrava um grau de dureza espiritual que poderia tornar impossível para eles o arrependerem-se. O problema aqui é o problema deles, não de Deus. Deus tem capacidade ilimitada para perdoar a qualquer que o busque, mas estas pessoas não tinham coração para buscá-lo. Portanto, eles nunca seriam perdoados.A Advertência de Jesus" Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir" (Mateus 12:30-32). Aqui, Jesus advertiu sobre a necessidade de decidir em que lado estar. A guerra torna a neutralidade impossível. Temos que servir a Jesus ou a Satanás.

A expressão "blasfêmia contra o Espírito Santo" foi proferida somente pelo Senhor Jesus Cristo (Mt 12.31,32; Mc 3.28,29; Lc 12.10). A blasfêmia contra o Espírito Santo é conhecida também como "pecado imperdoável" ou "pecado para morte". Acredita-se que Hebreus 6.4-10; 10.26,27 e 1 João 5.16 referem-se a esse tipo de pecado.Antes de averiguarmos o que é e quando ocorre a blasfêmia contra o Espírito Santo, vejamos o que ela não é. A blasfêmia contra o Espírito Santo não é, conforme alguns interpretam, o pecado da "rejeição do Evangelho" ou a "recusa da graça de Deus em Cristo Jesus" e que, por sua vez, "pode e deve ser corrigido", ou que "o pecado imperdoável torna-se perdoável através da conversão". Também não "consiste em duvidar da verdade", nem simplesmente "negá-la". O Senhor Jesus foi taxativo ao afirmar que esse tipo de pecado jamais seria perdoado.Portanto, o que é e quando acontece o pecado imperdoável?A blasfêmia contra o Espírito Santo é: a) "Atribuir as coisas boas de Deus a um ato de Satanás" (Burge);b) "Atribuir os milagres de Cristo à influência de Satanás" (Davis);c) "A rejeição deliberada e consciente da atividade de Deus, e a atribuição desta atividade ao diabo"E acontece quando:
a) "O homem voluntária, maliciosa e intencionalmente atribui o que com clareza se reconhece como obra de Deus, à influência e operação de Satanás" (Berkhof);
b) "Um homem reconhece a missão de Jesus pelo Espírito Santo, mas a desafia, a amaldiçoa e a ela resiste" (Grundmann);
c) "A incredulidade procede de conhecimento e da malícia deliberada" (Calvino). Em suma, a blasfêmia contra o Espírito Santo não é uma "rejeição", mas sim, uma "atribuição", isto é, atribuir de modo consciente e deliberado uma obra a Satanás quando na verdade sabe-se que é de Deus.Se você é crente em Cristo Jesus e está preocupado se porventura já cometeu este tipo de pecado, pode estar certo de que nunca o praticou; pois aquele que blasfemou contra o Espírito Santo nunca, enquanto viver, se arrependerá do seu pecado, visto que jamais sentirá o desejo de confessá-lo.

Nenhum comentário: