Bíblia

 A Bíblia

A Bíblia divide-se em duas partes principais; Antigo e Novo Testamento. Sendo ao todo 66 Livros; sendo 39 no Antigo e 27 no Novo Testamento. Estes 66 Livros foram escritos num período de 16 séculos e tiveram cerca de 40 e autores. Aqui está um dos milagres de Bíblia. Esses escritores pertenciam às mais variedades profissões e atividades, viveram e escreveram em país, regiões e continentes diferentes, distantes uns dos outros, em épocas e condições diferentes. Entretanto seus escritores formaram uma harmonia perfeita. Isso prova que um só os dirigia no registro de revelação divina.

Como já dissemos, o Antigo Testamento contém 39 Livros e foi escrito originalmente em hebraico com exceção de pequenos textos que são em aramaico. O aramaico foi à língua que Israel trouxe do exílio babilônico. Há também algumas palavras persas 39 Livros classificados em 4 grupos conforme os assuntos a que pertencem. Lei, Historia, poesia e profecia. O grupo ou classe poesia também é conhecido por “Devocionais”.

Vejamos os Livros por grupos:

1) Lei. São 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio. São comumente chamados “ O Pentateuco”. Esses livros tratam da origem de todas as coisas, da lei, e estabelecimento da nação israelita.

2) Historia. São 12 livros: de Josué a Éster. Ocupam-se da historia de Israel nos seus vários períodos.

a) Teocracia sob os Juizes;

b) Monarquia sob Saul, Davi e Salomão;

c) Divisão período do cativeiro;

d) Pós-cativeiro, sob Zorobabel.

Poesia. São 5 livros; de Jô a Cantares de Salomão, são chamados “poéticos” não porque sejam cheios de imaginação e fantasia, mas devido ao gênero de seu conteúdo. São também chamado “Devocional”.

3) Profecia. São 17 livros: de Isaias a Malaquias. Estão subdividindo em: a) Profetas maiores: Isaias a Daniel (5 livros). b) Profetas menores: Oséias a Malaquias (12 livros). A Bíblia tem como o maior livro (Salmos, com 150 Capítulos. O menor capítulo Salmos 117, com 2 versículos. O maior capítulo; Salmo 119 (possui 176 versículos). ll João é o menor livro da Bíblia (possui 13 versículos). Êxodo 20. 13 é o menor versículo possui 10 caracteres e o maior versículo está em (Ester 8 v 9 possui 415 caracteres.

Os livros de: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas, possui apenas um capítulo. E a palavra “Deus” não é encontrada nos livros: (Ester e Cantares de Salomão).

Epístolas. São 21 as epistolas ou cartas, e vão de Romanos a Judas. Ela contém a doutrina da igreja. 9 são dirigida a igreja (de Romanos a Tessalonicenses) 4 são dirigidas a indivíduos (duas a Timoteo, uma a Tito e outra a Filemom). 1 dirigida a hebreus cristãos. 7 são dirigidas a todos, indistintamente (Tiago, 1e 2 Pedro, 1,2 e3 João e Judas). Estas são também chamadas “universal”, “católicas” ou “gerais”, apesar de duas delas (2 e 3 João serem dirigidas a pessoas).

História. (Novo Testamento) É o Livro de atos dos apóstolos. Registra a história da Igreja primitiva, seu viver, a propagação do evangelho; tudo através do Espírito Santo conforme Jesus prometeu (Mt 1.8).

Os nomes “maiores e menores” não se referem ao mérito ou notoriedade do profeta, mas ao tamanho dos livros e extensão do ministério profético.

Os livros da Bíblia originalmente não eram dividido em capítulos e versículos. A divisão em capítulos foi feita em 1250 d.C. pelo Cardeal Hugo de Saint Cher, Abade Dominicano, e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita em duas etapas: O Antigo Testamento em 1445 pelo Rabi Nathan; e o Novo Testamento em 1551 por Roberto Stavens. Publicou a primeira Bíblia divida em capítulos e versículos em 1555, sendo esta a vulgata latina.

O Antigo Testamento tem 929 capítulos e 23.214 versículos enquanto o Novo Testamento tem 260 capítulos e 7.959 versículos. Assim toda a Bíblia tem 1.189 capítulos e 31.173 versículos.

Referencia entre texto e contexto, Referência e Inferência.


Texto. São palavras contidas numa passagem.

Contexto É à parte que fica antes e depois do texto que estamos lendo. O contexto pode ser geral, imediato ou remoto. Pode ser um versículo ou um capitulo ou um livro inteiro.

Referência É a conexão direta sobre determinado assunto. Alem de indicar o livro, capitulo ou versículo, a referência pode levar a outras indicações como: “a” indicando a parte inicial do versículo. “b” indica a parte final do versículo “ss” indica os versículos que seguem até o final ou não “cf” significa conferir “i.e.” significa Isto é, “a.C.” antes de Cristo. Isto é, antes do nascimento de Cristo. “d.C.” isto é, depois do nascimento de Cristo.

A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo após a invenção do prelo; isso deu-se em 1452 em Mains, Alemanha. A Bíblia foi traduzida em 2.261 dos 6.500 línguas existentes no mundo.

O tempo não afeta a Bíblia. É o livro mais antigo do mundo e ao mesmo tempo o mais moderno. Em mais de 20 séculos o homem não pode melhorá-lo. Se a Bíblia fosse de origem humana é claro que em 20 Século, ela estaria desatualizada. Uma vez que o homem moderno se jacta de tanto saber.