10/06/2011

A PRESENÇA DE DEUS


Jó 23.3).“Ah! Se eu soubesse que o poderia achar! Então me chegaria ao seu
tribunal”.

INTRODUÇÃO:

Durante toda a experiência de Jó, seu maior anseio era pela presença de Deus em sua vida. Raramente Jó mencionou a perda de suas riquezas, ele lamentou a perda de seus filhos; mas o que ele mais se lamentou foi à perda da presença de Deus em sua vida. Em todo o seu sofrimento Jó desejava achar a Deus, e Ter novamente comunhão com Ele (vv. 3).

O mesmo aconteceu com Davi ao confessar seu pecado. Davi temeu muita a perda da comunhão e da presença de Deus em sua vida (ver Sl 51.11,12). “Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário”. Davi sabia que sem a presença de Deus em sua vida era impossível ele obter o perdão de seus pecados. Nas suas orações ele dizia: “Olha para mim e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito”. ( Sl 25.16)."A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?" ( Sl 42.2; ver também (Sl 63.1; 143.6).

O verdadeiro crente terá fome e sede de Deus, da sua graça, da sua presença e das suas benção. Sem sede de Deus a pessoa morre espiritualmente. Nas nossas orações devemos orar pedindo a Deus que aumente o nosso anseio pela sua presença.

A preocupação de Jó perder a comunhão com Deus, era tão grande que ele questionou com Deus dizendo: "Clamo a ti, mas tu não me respondes; estou em pé, mas para mim não atentas". “Por que escondes o teu rosto e me tens por teu inimigo? (Jó 30.20; 13.24). ··Há momento em nossas vidas, que parece que Deus nos abandonou. O próprio Jesus também sentiu abandonado pelo Pai, uma profecia no século X a V a.C. dita por Davi no Salmo 22.1,2)”. “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste”. Isso se cumpriu na crucificação de Cristo em ( Mt 27.46b). Quando o próprio Jesus disse: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste”.Jó relembra seu tempo de comunhão com Deus (Cf. Jó 29.2-5).(VV. 3). Ele fala sobre a candeia de Deus para lhe mostrar o caminho nas situações obscuras ou difíceis (VV 4,5); ele fala da amizade (segredo) com Deus. Em Provérbios 3.32; está escrito: “Porque o perverso é abominação para o SENHOR, mas com os sinceros está o seu segredo”.

Jó lembra do que Deus fazia com ele(Cf Jó 29.12-17).

A quilo que Deus era para Jó, Ele promete ser para todos os que crêem em Cristo (Jo 15.15). “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigo, porque tudo quanto ouvi de meu pai vos tenho feito conhecer”. Gn 18.17). “... Ocultarei eu a Abraão o que faço”. (Sl 25.14). “O segredo do Senhor é para os que o teme; e ele lhes fará saber o seu concerto”.

Se buscarmos a presença do Senhor teremos Dele a sua proteção Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel:

Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, eles nos teriam tragado vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e a torrente teria passado sobre nós; sim, as águas impetuosas teriam passado sobre nós. Bendito seja o Senhor, que não nos entregou, como presa, aos dentes deles.Escapamos, como um pássaro, do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. ( Sl 124.1-7).

Comentário Se Deus não for conosco não teremos qualquer possibilidade de escapar dos perigos oculto da vida. Nem de repelir nosso inimigo espiritual. Os perigos e lutas que nos apresentam parece tão invencível que somente Deus com seu poder maravilhoso pode nos salvar (ver Sl 127.1-2).Ev. Zenildo Coutinho

Nenhum comentário: