10/06/2011

A SERTEZA DE VIDA ETERNA

Todos os cristãos desejam ter certeza da salvação, ou seja: a certeza de que quando Cristo voltar ou a morte chegar esse cristão irá está com o Senhor no céu. O apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses 1.23 “mas ambos os lados estou em aperto, e tendo o desejo de partir e está com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”.E você, Tem certeza de vida eterna?Olha só!
(1) Temos a certeza da vida eterna quando cremos “no nome do Filho de Deus” como diz o apóstolo João em 1Jo 5. 13 “estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus” Não há vida eterna, nem certeza de salvação, sem uma fé inabalável em Jesus Cristo; fé esta que o confessa como o filho de Deus enviado como salvador e senhor nosso.
(2) Temos a certeza de vida eterna quando temos Cristo como Senhor na nossa vida e procuramos sinceramente guardar os seus mandamentos. (1Jo 2.3-5 “E nisto sabemos que o conhecemos; se guardarmos os seus mandamentos)”. “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; Mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele”.
(3) Temos a certeza de vida eterna quando amamos o Pai e o Filho e não o mundo. (1Jo 2.15 diz: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele)”.

(4) Temos a certeza de vida eterna quando habitual e continuamente praticamos a justiça, e não o pecado (1Jo 2.29 “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele”. Por outro lado quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o principio cap. 3.8 “quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo”. João enfatiza que quem realmente nasceu de Deus não pode continuar a viver pecando conscientemente, por que a vida de Deus não pode permanecer em quem viver na pratica do pecado.
(5) Temos a certeza da vida eterna quando amamos os irmãos (3.14 “ nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida e vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna (v 15). A Bíblia geralmente faz uma destinação entre tipos deferente de pecados: pecados involuntário (Lv 4.2,3 “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém pecar por ignorância no tocante a qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, fazendo qualquer delas; se for o sacerdote ungido que pecar, assim tornando o povo culpado, oferecerá ao Senhor, pelo pecado que cometeu, um novilho sem defeito como oferta pelo pecado”. pecados menos sérios (Mt 5. 19 “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Pecados voluntários ( Jô 5. 16, 17 “ Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte”.
(6)Temos a certeza de vida eterna quando temos a consciência do Espírito Santo em nós (Jo 3.24 “Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado) ”.
(7) Temos a certeza da vida eterna quando nos esforçamos para seguir o exemplo de Jesus e viver como ele viveu. O cap. 2 diz: “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou”. Evangelho de João 13.15 “porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu fiz façais vos também”.
(8) Temos a vida eterna quando cremos, e aceitamos e permanecemos na “palavra da vida”, i.é., o cristoVivo. Analise este texto e procure se enquadrar nele, aí sim temos a plena certeza de que quando Cristo vier buscar a sua igreja subiremos com Ele Amem!

Nenhum comentário: