10/06/2011

COMPANHEIRISMO

TEXTO: Ec 4.9-(12).“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhores pagas do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.

O companheirismo tem muitas vantagens, pois Deus não nos criou para vivermos isolados uns dos outros. Todos nós precisamos de amor, de ajuda e de apoio dos amigos, dos familiares e dos irmãos na fé (At 2.42-46). Vejam que belo exemplo já vivido pela igreja primitiva. Ainda hoje existem pessoas com as mesmas qualidades.

O texto citado a cima, Salomão, relacionam casais, famílias, e amigos. A exemplo de Gêneses 2.18). Deus viu a necessidade do homem ter alguém do seu lado, como os animais tinham. Ninguém consegue viver isolado uns dos outros. Salomão disse: “não abandone o seu amigo nem o amigo de teu pai nem entre na casa de teu irmão no dia da sua adversidade; melhor é o vizinho, perto do que o irmão longe”.

Se o homem não procurar se relacionar (amizade) com outras pessoas, como viveriam os que vivem longe de suas famílias! Salomão continuam enfatizando: “Em todo tempo ama o amigo e na angustia nasce o irmão” (Pr 17.17). Ainda diz mais; “o homem que tem muitos amigos pode congratula-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Pr18. 24). Amigo, é amigo em qualquer situação. Tem muitas pessoas que só é seu amigo quando você está bem se você cai em alguma adversidade os amigo desaparece como aconteceu com Jó. Na adversidade de Jó apenas três amigos apareceram para consola-lo (Jó 2.11).

Apesar deles achar que tenha pecado por causa da sua prova, e pressionaram Jó a confessar. (Ver cap 22). Mesmo assim eles incentivavam Jó a buscarem a Deus...Determinando tu algum negocio ser te a firme e a luz brilhara em teus caminhos (Jó 22.28,29). Jó foram esquecido pelos seus irmãos, conhecidos e parentes (Jó 19.13-19). Enquanto Jó passava por uma grande prova, esses que se diz amigo de Jó desapareceram, só deu as caras depois que Deus havia virado o cativeiro de Jó, “ou seja”, dado tudo em dobro (42.11).Amigo de verdade é aquele que sabe dizer SIM para te apoiar, mas também sabe dizer NÃO para te proteger. Chora com você, sorri quando te ver sorrindo, sente o que você sente, dá a mão quando te ver caído, te aplaude nos seus acertos, te perdoa quando você erra. Não te apunhalam pelas costas. Se você foi decepcionado com seus amigos, saiba de uma coisa! Existe um pelo qual você pode confiar; esse não falha... JESUS CRITO o amigo de todas as horas conte com ele. Amem! Zenildo de Oliveira Coutinho.

Nenhum comentário: