10/06/2011

GIDEÃO E OS 300

domingo, 16 de setembro de 2007

GIDEÃO E OS 300

Texto: Jz 7.2-7 “Disse o Senhor a Gideão: O povo que está contigo é demais para eu entregar os midianias em sua mão; não seja caso que Israel se glorie contra mim, dizendo: Foi a minha própria mão que me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda são muitos. Faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E Gideão fez descer o povo às águas. Então o Senhor lhe disse: Qualquer que lamber as águas com a língua, como faz o cão, a esse porás de um lado; e a todo aquele que se ajoelhar para beber, porás do outro. E foi o número dos que lamberam a água, levando a mão à boca, trezentos homens; mas todo o resto do povo se ajoelhou para beber. Disse ainda o”. Senhor a Gideão: Com “. Estes trezentos homens que lamberam a água vos livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; mas, quanto ao resto do povo, volte cada um ao seu lugar”.

A ordem divina para reduzir de 32 mil para 300 (vv 2-7), ilustra quatro verdades bíblicas:
(1) Somente a presença atuante de Deus pode garantir vitória ao seu povo. Deus pode operar poderosamente através de um numero pequeno de pessoas consagradas. “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos”. (Zc 4.6).
(2) não são as grandes cifras de capital importância para Deus, e sim a vigilância espiritual e a vida consagrada. Em apocalipse está escrito: “Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também têm em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.(Ap 3.3,4, 5).
(3) Nosso verdadeiro recurso e força para enfrentar todos os desafios da vida estão em Deus, e somente nEle como está escrito em Filipenses 4. 13 “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
(4) o rgulho dos “nossos” feitos é, com toda certeza, um impedimento do recebimento do poder e ajuda de Deus. O sábio Salomão desse: O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio (Pv 8. 13).Sempre foi a minoria a está ocupado com o reino de Deus. No arrebatamento também vai ser da mesma forma. A Bíblia fala da parábola das dez virgens. Cinco delas eram prudentes, e cinco delas eram loucas. As prudentes são o tipo da igreja vigilante e preparada. Cinco loucas são o tipo da igreja despreparada e desapercebida... Estarão dois numa Cama; um será tomado, e outro será deixado: Um é o tipo da igreja vigilante que vai, outro é o tipo da igreja desapercebida que fica (Lc 17. 34).Então, estando dois no campo, será levado um e deixado outro. Um é o tipo da igreja vigilante que via, outro é o tipo da igreja desapercebida que fica (Mt 24. 40).Estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada à outra. Uma é o tipo da igreja vigilante que vai, outra é o tipo da igreja desapercebida que fica (v 41).Marta e Maria: uma é o tipo da igreja que se preocupa em está aos pés de Jesus ouvindo a sua palavra; A outra é o tipo da igreja que está preocupada apenas com os cuidados deste mundo (Lc 10.39,40).

Entre a cruz de Cristo havia dois ladrões: um se arrependeu e foi salvo por Jesus; o outro não. Um é o tipo da igreja que reconheceu a necessidade de se arrepender e alcançou o perdão a misericórdia do Senhor, este subirá no arrebatamento (Lc 23. 33, 39).

Elias e Eliseu: Elias é o tipo da igreja que vai, Eliseu é o tipo da igreja que fica (II Rs 2.11; II Rs 2.3).
A igreja será tirada da própria igreja:

Dois numa cama: estavam juntos; Dois no campo: estavam juntos; Duas no moinho: estavam juntas; Dez virgens andavam: juntas; Elias e Eliseu: estavam juntos; Entre a cruz, os dois malfeitores: estavam juntos; Marta e Maria: estavam juntas na mesma casa.Recomendações: ser vigilante!Ev. Zenildo Coutinho

Nenhum comentário: