10/06/2011

PAIS E FILHOS!


domingo, 16 de setembro de 2007

"Vós pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os doutrina e admoestação do Senhor. Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar” (Cl 3.21; Ef 6.4; Mt 18.6).
É obrigação solene dos pais dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplo de vida e conduta e se importar com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf Sl 127.3). Segundo a palavra de Paulo em Ef 6.4 e Cl 3.21 bem com as instruções de Deus em muitos trechos do AT.
É de responsabilidades dos dar aos filhos a criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família e não a igreja ou escola dominical que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a escola dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos.A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto: o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do salvador.Na criação dos filhos, os pais não devem ter favoritismo; devem ajudar como também corrigir e castiga somente faltas intencionais, e dedicar sua vida aos filhos, com amor compassivo, bondade, humildade, mansidão e paciência. Segue se quinze passos que os pais devem dar para levar os filhos a uma vida devota a Cristo.
(a) Dediquem seus filhos a Deus desde o começo da vida deles como Ana fez com Samuel (1Sm 1.28; Lc 2. 22)
(b). Ensinem a seus filhos temer ao Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniqüidade, incutam neles a consciência da atitude de Deus para com o pecado e do seu julgamento contra eles (Hb 1.9).
(c) Ensinem seus filhos a obedecerem aos pais, mediante a disciplina bíblica com amor (Dt 8.5; Pv 3. 11,12; 13. 24; 23. 13,14; 29. 15 17; Hb 12. 7).
(d) Proteja seus filhos da influencia pecaminosa, sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiros imorais (Pv 13.20; 28. 7; 2. 15-17).
(e) Façam saber aos seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e diz (Sl 139.1-12).
(f) Levem bem cedo na vida à fé pessoal em Cristo, ao arrependimento e
ao batismo em águas (Mt 19.14).
(h) Habituem seus filhos numa igreja espiritual, onde se fala da palavra de Deus, se mantém os padrões de retidão e o espírito Santo se manifesta. Ensinem a observar o principio: companheiro sou de todos os que te temem “(Sl 119. 63).
(i) Motivem seus filhos a permanecer separados do mundo, a testemunhar e trabalhar para Deus (2Co 6. 14 – 7.1; Tg 4.4). Ensinem-lhes que são forasteiros e peregrino neste mundo (Hb 11. 13-16) que seu verdadeiro lar e cidadania estão no céu com Cristo (Fp 3.20; Cl 3.1-3). *
(j) Instruam-nos sobre a importância do batismo no Espírito Santo (At 1, 4, 5,8; 2,4, 39).*
(k) Ensinem seus filhos que Deus os amam e tem um propósito específico para sua vida (Lc 1. 13-17).; Rm 8. 29; 1 Pe 1.3-9).
(l) Ensinem seus filhos diariamente nas sagradas Escrituras, na conversação e no culto domestico (Dt 4. 9; 6.5,7; 1 Tm 4.6; 2 Tm 3. 15). Mediante o exemplo e conselhos, encorajam seus filhos a uma vida de oração (At 6.4; Rm 12.12; Ef 6. 18; Tg 5. 16).*
(m) Previnem seus filhos sobre suportar perseguições por amor à justiça (Mt 5.10-12). Eles devem saber que “todos os que piamente quem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12).
(n) Levem seus filhos diante de Deus em intercessão constante e fervorosa.*
(o) Tenham tanto amor e desvelo pelos filhos, que estejam dispostos a consumir suas vidas como sacrifícios ao Senhor para que se aprofundam na fé e se cumpra nas suas vidas à vontade de Deus (Fp 2.17).
Quem arruinar a vida de uma criança incorrerá maior ira de Cristo. Pastores e professores e, em especialmente os pais devem prestar a tenção especial nesta palavra de Cristo. É responsabilidade dos pais instruir os filhos no caminho do Senhor, “sem provocar a ira, sem provocar o desanimo a eles”. O texto de Malaquias 4.6 mostra que o ministério do profeta vindouro teria por objetivo reconciliar as famílias com Deus e consigo próprias, ou seja: entre seus respectivos membros. Os pais têm por dever de proteger seus filhos da influencia do mundo.Os pais cristãos não devem permitir que seus filhos sejam influenciados por colegas ímpios. Deve tomar cuidado com o passa tempo que eles permite em casa e fora da casa, e também não se descuidar do que se passa com eles quanto à educação na escola publica. Dependendo do tipo, os meios de entretenimento semeiam o mundanismo na mente e no coração das crianças. Segundo o salmo 103. 3 os pais devem proteger seus filhos dos programas imorais, violentos e pornográficos da televisão. Hoje em dia os ímpios estão obcecados na contemplação visual da imoralidade, iniqüidade, brutalidade e todo o tipo de males, como meio de satisfazer suas concupiscência e desejo pelo prazer pervertidos dos programas, vídeos, cinemas, livros e revistas.O povo contempla todo tipo de impiedade. Aqueles que estão comprometidos com Deus e sua justiça aborrecerão a iniqüidade e se afastam dela.O capitulo 1.17 de Lucas, e Malaquias 4.6 fica claro que um dos alvos prioritários do evangelho é o recomeço de um correto relacionamento familiar entre pais e filhos. Se a igreja dos nossos dias não for aquilo que Deus quer que seja, uma das causas disso será o fato de mais uma vez os pais abandonarem os filhos e deixar de cumprir aquilo que Salomão ensinou “instrua o menino no caminho que deve andar, para quando crescer não se desviar dele”.

Os pais devem comprometer-se disciplinar seus filhos de modo agradável. Assim sendo, o ensino bíblico no lar tem com propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus, o que é possível, separando-o da influencia maligna deste mundo.“Não se desviará dele” O principio geral é que uma criança devidamente ensinada pelos os pais, nos caminhos do Senhor, não se afastará desse caminho. Com tudo não se trata aqui de uma garantia absoluta de que todos os filhos de pais salvos permanecem fieis ao Senhor e a sua palavra. Em meio a uma geração ímpia como a atual, em que vivemos, até dentro das igrejas há pessoas sem compromisso com a verdade, influenciando nossos filhos a trilhar caminhos que futuramente levará a destruição dos mesmos. Como devemos corrigir nossos filhos: “O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que ama, há seu tempo o castiga” (Dt 13. 24). O castigo físico só de vê ser aplicado a criança em caso de desobediência proposital ou como desafio. A disciplina tem como alvo eliminar a insensatez, a rebeldia e o desrespeito para com os pais (Pv 22 15). Quando a disciplina é administrada pelos os pais, de modo sábio, amoroso e equilibrado, ela leva a criança a aprender que o mau comportamento resultará em conseqüências desagradáveis, inclusive castigo (29.15). Tal disciplina é necessária para evitar que os filhos a dotem atitudes que mais tarde os levará a ruína e a morte (Pv 19.18; 23.13,14).A disciplina piedosa na família trará o bem-estar e paz ao lar (29.17). Os pais devem aplicar a disciplina com amor, assim como faz o pai celestial (Hb 12. 6,7; Ap 3.19).Segundo Êxodo 10.2 os pais devem passar para os filhos não só a convivência, a obediência, o respeito o temor a Deus, mas também passar a eles a obra de Deus e seus feitos para com o seu povo (Ex 13.8; Dt 4.9,10). “Ensinem a vossos filhos, falando delas (obra) assentado em sua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te...”. Uma forma vital de expressar o amor de Deus e cuidar do bem-estar espiritual dos filhos e esforçar-nos para levar-los a um real relacionamento com Deus. Nisso, tanto o pai como a mãe, devem praticar cultos a Deus no lar, não é uma opção: pelo contrario, é um mandamento direto do Senhor (Dt 6.7-9; Ex 20. 12).
O propósito da instrução bíblica pelos os pais é ensinar os filhos a temer ao Senhor, e andar em todos os seus caminhos, ama-lo e ser grato e a servi-lo de todo o coração e alma.Os pais crentes devem proporcionar sabiamente aos seus filhos uma educação teocentrica, em que tudo se relacionem com Deus. Deus tem um propósito para a mulher em relação à família, o lar, e a maternidade. O e o propósito de Deus a esposa e mãe, é sua atenção e dedicação se focalize na família. O lar, o marido e os filhos precisam ser o centro dos interesses da mãe cristã, essa é a maneira que Deus determinou para que ela honrasse a palavra de Deus.Ev. Zenildo
"Vós pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os doutrina e admoestação do Senhor. Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar” (Cl 3.21; Ef 6.4; Mt 18.6).
É obrigação solene dos pais dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplo de vida e conduta e se importar com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf Sl 127.3). Segundo a palavra de Paulo em Ef 6.4 e Cl 3.21 bem com as instruções de Deus em muitos trechos do AT.
É de responsabilidades dos dar aos filhos a criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família e não a igreja ou escola dominical que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a escola dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos.A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto: o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do salvador.Na criação dos filhos, os pais não devem ter favoritismo; devem ajudar como também corrigir e castiga somente faltas intencionais, e dedicar sua vida aos filhos, com amor compassivo, bondade, humildade, mansidão e paciência. Segue se quinze passos que os pais devem dar para levar os filhos a uma vida devota a Cristo.
(a) Dediquem seus filhos a Deus desde o começo da vida deles como Ana fez com Samuel (1Sm 1.28; Lc 2. 22)
(b). Ensinem a seus filhos temer ao Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniqüidade, incutam neles a consciência da atitude de Deus para com o pecado e do seu julgamento contra eles (Hb 1.9).
(c) Ensinem seus filhos a obedecerem aos pais, mediante a disciplina bíblica com amor (Dt 8.5; Pv 3. 11,12; 13. 24; 23. 13,14; 29. 15 17; Hb 12. 7).
(d) Proteja seus filhos da influencia pecaminosa, sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiros imorais (Pv 13.20; 28. 7; 2. 15-17).
(e) Façam saber aos seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e diz (Sl 139.1-12).
(f) Levem bem cedo na vida à fé pessoal em Cristo, ao arrependimento e
ao batismo em águas (Mt 19.14).
(h) Habituem seus filhos numa igreja espiritual, onde se fala da palavra de Deus, se mantém os padrões de retidão e o espírito Santo se manifesta. Ensinem a observar o principio: companheiro sou de todos os que te temem “(Sl 119. 63).
(i) Motivem seus filhos a permanecer separados do mundo, a testemunhar e trabalhar para Deus (2Co 6. 14 – 7.1; Tg 4.4). Ensinem-lhes que são forasteiros e peregrino neste mundo (Hb 11. 13-16) que seu verdadeiro lar e cidadania estão no céu com Cristo (Fp 3.20; Cl 3.1-3). *
(j) Instruam-nos sobre a importância do batismo no Espírito Santo (At 1, 4, 5,8; 2,4, 39).*
(k) Ensinem seus filhos que Deus os amam e tem um propósito específico para sua vida (Lc 1. 13-17).; Rm 8. 29; 1 Pe 1.3-9).
(l) Ensinem seus filhos diariamente nas sagradas Escrituras, na conversação e no culto domestico (Dt 4. 9; 6.5,7; 1 Tm 4.6; 2 Tm 3. 15). Mediante o exemplo e conselhos, encorajam seus filhos a uma vida de oração (At 6.4; Rm 12.12; Ef 6. 18; Tg 5. 16).*
(m) Previnem seus filhos sobre suportar perseguições por amor à justiça (Mt 5.10-12). Eles devem saber que “todos os que piamente quem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12).
(n) Levem seus filhos diante de Deus em intercessão constante e fervorosa.*
(o) Tenham tanto amor e desvelo pelos filhos, que estejam dispostos a consumir suas vidas como sacrifícios ao Senhor para que se aprofundam na fé e se cumpra nas suas vidas à vontade de Deus (Fp 2.17).
Quem arruinar a vida de uma criança incorrerá maior ira de Cristo. Pastores e professores e, em especialmente os pais devem prestar a tenção especial nesta palavra de Cristo. É responsabilidade dos pais instruir os filhos no caminho do Senhor, “sem provocar a ira, sem provocar o desanimo a eles”. O texto de Malaquias 4.6 mostra que o ministério do profeta vindouro teria por objetivo reconciliar as famílias com Deus e consigo próprias, ou seja: entre seus respectivos membros. Os pais têm por dever de proteger seus filhos da influencia do mundo.Os pais cristãos não devem permitir que seus filhos sejam influenciados por colegas ímpios. Deve tomar cuidado com o passa tempo que eles permite em casa e fora da casa, e também não se descuidar do que se passa com eles quanto à educação na escola publica. Dependendo do tipo, os meios de entretenimento semeiam o mundanismo na mente e no coração das crianças. Segundo o salmo 103. 3 os pais devem proteger seus filhos dos programas imorais, violentos e pornográficos da televisão. Hoje em dia os ímpios estão obcecados na contemplação visual da imoralidade, iniqüidade, brutalidade e todo o tipo de males, como meio de satisfazer suas concupiscência e desejo pelo prazer pervertidos dos programas, vídeos, cinemas, livros e revistas.O povo contempla todo tipo de impiedade. Aqueles que estão comprometidos com Deus e sua justiça aborrecerão a iniqüidade e se afastam dela.O capitulo 1.17 de Lucas, e Malaquias 4.6 fica claro que um dos alvos prioritários do evangelho é o recomeço de um correto relacionamento familiar entre pais e filhos. Se a igreja dos nossos dias não for aquilo que Deus quer que seja, uma das causas disso será o fato de mais uma vez os pais abandonarem os filhos e deixar de cumprir aquilo que Salomão ensinou “instrua o menino no caminho que deve andar, para quando crescer não se desviar dele”.

Os pais devem comprometer-se disciplinar seus filhos de modo agradável. Assim sendo, o ensino bíblico no lar tem com propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus, o que é possível, separando-o da influencia maligna deste mundo.“Não se desviará dele” O principio geral é que uma criança devidamente ensinada pelos os pais, nos caminhos do Senhor, não se afastará desse caminho. Com tudo não se trata aqui de uma garantia absoluta de que todos os filhos de pais salvos permanecem fieis ao Senhor e a sua palavra. Em meio a uma geração ímpia como a atual, em que vivemos, até dentro das igrejas há pessoas sem compromisso com a verdade, influenciando nossos filhos a trilhar caminhos que futuramente levará a destruição dos mesmos. Como devemos corrigir nossos filhos: “O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que ama, há seu tempo o castiga” (Dt 13. 24). O castigo físico só de vê ser aplicado a criança em caso de desobediência proposital ou como desafio. A disciplina tem como alvo eliminar a insensatez, a rebeldia e o desrespeito para com os pais (Pv 22 15). Quando a disciplina é administrada pelos os pais, de modo sábio, amoroso e equilibrado, ela leva a criança a aprender que o mau comportamento resultará em conseqüências desagradáveis, inclusive castigo (29.15). Tal disciplina é necessária para evitar que os filhos a dotem atitudes que mais tarde os levará a ruína e a morte (Pv 19.18; 23.13,14).A disciplina piedosa na família trará o bem-estar e paz ao lar (29.17). Os pais devem aplicar a disciplina com amor, assim como faz o pai celestial (Hb 12. 6,7; Ap 3.19).Segundo Êxodo 10.2 os pais devem passar para os filhos não só a convivência, a obediência, o respeito o temor a Deus, mas também passar a eles a obra de Deus e seus feitos para com o seu povo (Ex 13.8; Dt 4.9,10). “Ensinem a vossos filhos, falando delas (obra) assentado em sua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te...”. Uma forma vital de expressar o amor de Deus e cuidar do bem-estar espiritual dos filhos e esforçar-nos para levar-los a um real relacionamento com Deus. Nisso, tanto o pai como a mãe, devem praticar cultos a Deus no lar, não é uma opção: pelo contrario, é um mandamento direto do Senhor (Dt 6.7-9; Ex 20. 12).
O propósito da instrução bíblica pelos os pais é ensinar os filhos a temer ao Senhor, e andar em todos os seus caminhos, ama-lo e ser grato e a servi-lo de todo o coração e alma.Os pais crentes devem proporcionar sabiamente aos seus filhos uma educação teocentrica, em que tudo se relacionem com Deus. Deus tem um propósito para a mulher em relação à família, o lar, e a maternidade. O e o propósito de Deus a esposa e mãe, é sua atenção e dedicação se focalize na família. O lar, o marido e os filhos precisam ser o centro dos interesses da mãe cristã, essa é a maneira que Deus determinou para que ela honrasse a palavra de Deus.Ev. Zenildo

Nenhum comentário: