10/06/2011

A responsabilidade de todos

domingo, 16 de setembro de 2007

O QUE É UM LAR


O lar é o lugar onde mora uma família. Uma casa vazia não é um lar. Um apartamento onde mora três moças juntas não é um lar. Uma pensão onde moram três rapazes não é um lar. Um lar tem inicio com o marido e sua esposa; mas tarde geralmente, inclui os filhos. De acordo com os planos de Deus, o lar é o lugar onde vários membros de uma só família moram juntos.

O padrão divino para o lar

Quando Deus estabeleceu o padrão para a primeira família, designou um lugar especial onde Adão e Eva pudessem ter o seu lar. Era um lindo jardim dotado de todas as propriedades de um lugar onda ambos viveriam sob a benção divina. Ainda hoje Deus quer que cada família um lugar especifico onde seu membros possam viver juntos. Também, também é plano de Deus que esse lugar seja devidamente cuidado. Não importa quão seja o local onde fica, nem qual o material usado para a sua construção, e nem qual seja o seu tamanho independente de tudo isso, o lar deve ser um lugar atraente e limpo para que a família sinta prazer em viver nele.

O que é um lar cristão

Um lar cristão é aquele onde Cristo habita. Nesse lar Ele é, não apenas bem-vindo. Mas, o lar só pode ser cristão se os cônjuges; ou seja: pessoas que nascem de novo através de um ato de arrependimento diante de Deus e pela fé no Senhor Jesus Cristo.

Num lar cristão, todos os membros da família seguem as determinações divinas. O marido, a esposa e os filhos devem reconhecer e praticar as responsabilidades dadas por Deus para posição de cada um no lar. Não é possível ser feliz sem obedecer à vontade de Deus. Desquites, divórcios, separações, delinqüência juvenil e negligencia dos pais, tudo isto tem origem na rejeição da vontade divina.A importância de Um filho

Um filho é a maior dádiva divina no lar cristão. Na verdade não é uma dádiva, mas do empréstimo de uma vida. Este precioso empréstimo traz consigo uma responsabilidade. Aos pais cabe a responsabilidade não só de cuidar deles física, mental e socialmente, mas também de sua educação espiritual. A orientação que apalavra de Deus dá aos pais quanto à criação de seus filhos é: “ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”. (Pv 22.6). para alcançar êxito no empreendimento de educar os filhos corretamente, os pais necessitam de ajuda e orientação do Senhor.


O lar cristão é o lar onde pais e filhos compartilham os seus planos, problemas e necessidades. A administração financeira e da casa em geral, em menor ou maior escala deve ser divida entre todos os membros da família.

O lar cristão uma congregação onde Deus é adorado e a Sua palavra, reverenciada. É uma escola onde os membros da família aprendem o viver cristão e a evidenciar uma vida de significação no trato com as pessoas e com Deus. O lar cristão é a oficina onde se constrói o caráter dos seus componentes de acordo com a vontade de Deus. É o ambiente divinamente ordenado para o crescimento fisco, moral e espiritual das vidas que compõem. Se seu lar é cristão, ele será assim.

Nenhum comentário: